sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Franco-brasileirão

Vendo, lendo e ouvindo, alguém que gosta de futebol, no Brasil, chegaria a seguinte conclusão: o futebol brasileiro é o melhor do Mundo. Os melhores jogadores são os nossos porém, em um passe de mágica, os que ficam aqui são tão bons quanto os que vão pra lá. Ouvi muito que os principais clubes brasileiros disputariam título nas Ligas europeias e que os times médios europeus brigariam para não cair aqui.

Um dos defensores dessa tese é Cléber Machado, apresentador, narrador e fã da Globo. No seu programa ess debate já aconteceu várias vezes e, com frequencia, termina com Machado ridicularizando quem opina o contrário. Edmílson esteve lá e disse que o campeão brasileiro não disputaria título na Espanha. Hoje está Ricardo Gomes e aqui é onde queria chegar. "O nosso campeão disputaria o título, mas não sei se ganharia. Lyon, Marseille e Bordeaux disputariam o título aqui", afirmou o atual técnico do São Paulo, ex do Bordeaux e do Monaco.

Não tem preço a cara do Cléber Machado ao ouvir a afirmação. Está mais do que na hora dos brasileiros perceberem que, por mais apaixonante que seja, o nosso campeonato é fraco. Antigamente, nossos craques saíam daqui para comandar os principais times europeus, hoje vão para times médios, grandes que não os utilizam ou ainda mercados secundários. Keirrison foi pro Barcelona mas vai jogar no Benfica, para onde transferiu-se Ramires. Nilmar para o Villarreal. André Santos para o Fenerbahce. Ibson e Wagner para a Rússia.

Na Espanha não teríamos chance. Nosso padrão é a França. Para entender o baixo que está nosso nível técnico, tente assistir um jogo inteiro do Campeonato Francês lá no canal do Cléber Machado.

5 comentários:

  1. Rodrigo ,a partir dessa temporada ,tu pode me confirmar ,é a globo que comprou os direitos em tv aberta das champions league?

    abraço.

    ResponderExcluir
  2. Sim, Globo comprou mas só vai passar a finaleira ou algum clássico decisivo. Band e Esporte Interativo irão passar a competição toda em TV aberta. TV Fechada segue na ESPN, graças ao bom Deus.

    ResponderExcluir
  3. A verdade é que exitem poucos parametros em comfrontos diretos para formar uma opinião definitiva. Inter e São Paulo tiveram êxito contra Barcelona, Inter de Milão e Liverpool, mas em jogos isolados. Retrocedendo um pouco, o Cruzeiro perdeu para o Borussia, o Vasco para o Real, o Palmeiras para o Manchester, e o Gremio para o Ajax; Pior é que, ultimamente, nossos clubes não superam nem os rivais sulamericanos, tanto que os brasileiros perderam as ultimas tres finais de libertadores.
    EDSON RABAIOLI

    ResponderExcluir
  4. eu vou ver pela espn tambem ,mas eu só queria ter a curiosidade de ver o galvao,cleber, narrando a champions ,até engraçado seria hehehe...
    abraço.
    Deu pena de ver o milan hoje no troféo tim, acho que o Leonardo nao dura muito tempo.

    ResponderExcluir
  5. Quanto à opinião dos citados:
    o Ricardo Gomes, tudo bem;
    é inteligente, trabalhou vários anos por lá e está até surpreendendo como treinador do São Paulo
    já o Edmilson...
    está até hoje com os dois cotovelos ardendo pela derrota para o Inter em 2006;
    como diria Romário, calado é um poeta.
    EDSON RABAIOLI

    ResponderExcluir

Comente com moderação e, por favor, não seja um anônimo.