Eu ainda sou daqueles que pensa que não há melhor lugar para assistir um jogo de futebol do que no estádio. Talvez com a mesma opinião, cada vez mais os responsáveis pelas transmissões de televisão estão tentando virar esse jogo. Aqui no Brasil ainda não. Recentemente, eu assistia um jogo no PFC e eles entrevistaram o Kléber, do Cruzeiro. Caracteres apresentaram então a seguinte estatística: DESARMES 2/14. Em primeiro lugar, pouco importa quantas vezes o atacante roubou a bola, a não ser que ele tenha sido o responsável por 10 das 14 do time. Aqui ainda dá pra evoluir muito.
Outro nível de transmissão nos podemos acompanhar nas partidas da Liga dos Campeões da Europa dos canais ESPN. Como a geração de caracteres é mantida da versão européia, temos o melhor a disposição. O amigo Ciro André me chamou atenção que ainda durante o primeiro tempo, era informado que Fabregas era o atleta que mais havia corrido no gramado. Uma informação assim decorre de algum projeto tecnológico, como um GPS na chuteira ou um computador gravando e analisando as imagens em tempo real.
Na internet, também essas informações ficam à disposição no site da UEFA, assim como a imagem térmica (na foto, Fabregas contra o Celtic) da participação de cada jogador. Uma maravilha pra quem gosta da parte tática do esporte. Indico que acessem o MATCH CENTRE do site ofical e confiram.
Percebe-se nitidamente a formação de cada equipe e até a característica de alguns atletas, como qual lateral apóia mais e qual volante é o cão-de-guarda.
Em pouco tempo, em algum país onde o trabalhador tenha poder de consumo e os serviços de tecnologia sejam de qualidade, talvez se possa juntar as duas coisas. Aí você olha a tela do celular e comenta com o torcedor do lado: "tem que tirar Gilberto Silva, ele só correu 7km no primeiro tempo!".
Infelizmente a realidade do nosso futebol me diz apenas uma coisa. Vai demorar muito para chegarmos nesse nivel.
ResponderExcluirEstadio sem acesso para ambulâncias..
Estadio"S" com a minima condição de ter jogo pelo potreiro, quer dizer, gramado.
Pelo 4° arbitro com aquelas 2 plaquinhas de substituição de Madeira..
Ah, e os placares? parabéns ao inter que possue um belo sistema de placar, telão, etc.
site da uefa da de 10 a zero no site da conmebol e da cbf por exemplo.
ResponderExcluirabraço.